As bibliotecas escolares podem ser uma ferramenta transformadora de um espaço educativo. Essa possibilidade depende da sua capacidade de se fixar no centro de uma comunidade escolar e de assumir o seu papel enquanto instrumento de promoção de melhores aprendizagens. No presente ano letivo, a Rede de Bibliotecas Escolares decidiu dar continuidade às prioridades de atuação das Bibliotecas Escolares, já definidas em anos anteriores e indicou-as do seguinte modo:
1. Espaços Físicos
- Reequacionar viabilizando as múltiplas vertentes da ação da biblioteca.
2. Espaços Digitais:
- Aperfeiçoar uma presença em linha atualizada, estruturada e sistemática associada à curadoria de recursos digitais, bem como uma prestação de serviços complementares À biblioteca física.
3. Leitura e Escrita:
- Desenvolver iniciativas e programas orientados para o desenvolvimento das competências da leitura e da escrita multimodais.
- Implementar programas para o desenvolvimento sistemático e progressivo das literacias de informação e dos media.
5. Cidadania:
- Proporcionar oportunidades de reflexão, expressão e participação, formando para o exercício de uma cidadania democrática, crítica e sustentável.
6. Cultura:
- Planificar e concretizar atividades, programas e projetos artísticos e culturais, em articulação com a escola, e contribuindo para a consolidação de uma cultura humanística.
Sem comentários:
Enviar um comentário