"Levanta-te do papel com as palavras. Fecha os olhos e elas saem sozinhas. As palavras são notas, repara. Não penses em nada, abandona-te. O mundo inteiro está dentro de ti." (Antunes, 2011)
As palavras são os sinais operativos da linguagem e é com elas que podemos nomear o que nos rodeia, o que nos é dado a ver. Com elas atribuímos significado à realidade onde vivemos, onde existimos e com elas criamos os mundos que queremos inventar. As palavras permitem-nos registar a nossa experiência humana e com a sua diversidade reconhecemos outros mundos, outras pessoas, outras geografias. Na verdade, cada um constrói com elas a sua biblioteca interior, a sua biblioteca imaginária.
Nas palavras inventamos um conjunto de caminhos, a possibilidade de descobrir sinais que se possam fundir com as linhas do universo, as margens dos rios, os sinais coloridos dos oceanos e a paisagem nómada das nuvens. Só conhecemos o que nomeamos, o que soubermos definir como um som, um signo, ou uma grafia de algo que nos absorve no real, nos espanta na imaginação pelo que queremos apontar, como um jogo juvenil em tardes de assombro.
A divulgação de um autor cada mês é uma forma de celebrar as palavras e as ideias que elas nos trazem. A evolução dos projetos e as suas temáticas poderão exigir uma reformulação das escolhas. O encontro com diferentes públicos e o apoio a projetos são um dos seus fundamentos. Através das estruturas intermédias (via Conselho Pedagógico) faremos chegar essas propostas sobre os destaques a realizar.
A Biblioteca construirá um boletim bibliográfico que será impresso e tornado acessível pelas plataformas digitais, nomeadamente através dos acessos mais comuns. No blogue dar-se-á destaque a elementos relevantes da sua obra literária. Em alguns meses, por necessidade de acompanhar o planeamento curricular tentar-se-á coexistir com dois autores. A proposta deste autor do mês é estar disponível para em determinados momentos se poderem fazer leituras / pequenos diálogos sobre os mesmos. Todos os comentários são bem-vindos.
Sem comentários:
Enviar um comentário