sexta-feira, 6 de outubro de 2023

Livros do mês - outubro

 


"Este final de setembro, o mês dos meus anos, tem-me custado. Perguntas sobre perguntas acerca de mim mesmo e a angústia do sentido e da forma como me relaciono com ela. O que posso fazer? O que devo fazer? Há um livro a sair agora, trabalho noutro: e depois? Que significa isso para mim? 

Os meus defeitos aparecem-me de forma muito clara e dolorosa. Não só os meus defeitos: as minhas insuficiências, os meus erros. Sempre imaginei que um livro resgatava tudo: não resgata. E, no entanto, continuo a escrever, como se esse ato contivesse em si a minha salvação. (...)

Nas entrevistas não consigo exprimir pelas palavras aquilo que sou. Os livros falam muito melhor que eu. As imagens também nada dizem. Apetece-me desaparecer atrás das palavras, ser de facto o ninguém que sou: um nome apenas. E deixar o resto para mim, dado que não tem nenhuma importância coletiva.

Agora é manhã e está sol. Se eu fosse Deus parava o sol sobre Lisboa, escreveu Fernando Assis Pacheco. Tão linda a minha cidade com sol, tão lindo o meu país com sol. Vem aí o outono, o inverno, o cinzento dos dias que desbota em nós. Não me apetece nada o frio, a chuva. Se eu fosse Deus parava o sol sobre Lisboa, Sinto-o na rua, mesmo com estes vidros baços."

Antunes, A. L. (2011)."Se eu fosse Deus parava o sol sobre Lisboa", in quarto livro de crónicas. Lisboa: D. Quixote.

Sem comentários:

Enviar um comentário